sexta-feira, 7 de maio de 2010

LOGROU ÊXITO NA BUSCA DA FELICIDADE - OU NÃO! (COM SPOILERS)

É função do cinema causar reação.
Comigo é sempre mais fácil pq tenho olhos de ver.

Primeiro veio Lóki que me contou a vida de um cara que cansei de ouvir e cantar, indo pro Guarujá - em fita k7.
Abaixo o rodeio necessário ante uma afirmação densa e pesadaça:

Posso aproveitar o fato de ser loira pra dizer: Entendi coisas estranhas nesse filme, não posso botá-las em prática porque de fato são estranhas e no momento não sei o que fazer com elas.

Afirmação densa e pesadaça:

O CARA LOGROU ÊXITO NA BUSCA DA FELICIDADE!


Argumento baseado em puro axismo loiro: Arnaldo sentiu um louco sabor de felicidade nos anos Mutantes/Ritalísticos. Arnaldo não soube o que fazer para manter acesa a chama da sensação, na maledeta mania que temos de tentar congelar aquilo que achamos bacana. Tentou o melhor que pode, mas não administrou a evolução natural das coisas ao longo do tempo, que faz quase que diariamente novos Arnaldos, novas Ritas e novos Mutantes que segundo a teoria loira chamariam de felicidade coisas diferentes na medida que o relógio soma tics e tacs.    Tentou com toda força, e o tanto de forte que foi essa força não fica claro no filme, mas o evidente é que extrapolou, perdeu a chance de congelar o momento mágico exatamente da maneira que era quando deu certo, e foi parar no Juqueri.
Etc, etc e etc .. não vou contar tooodo o filme, um dia Arnaldo pulou da janela do hospital psiquiátrico, um dia não, no dia do aniversário de Rita Lee - certamente considerando provocação para a moça, elemento indispensável para a reconquista e posterior congelamento do Brazilian Mutant Dream.
Arnaldo pulou mas não morreu!
Ao acordar do coma - após uma caralhada de tempo - estava meio lelé da cuca, ao seu lado uma Rita Clone Lee gentil, carinhosa, fofa, mãe, esposa, enfermeira, companheira tudo de bom que todo mundo sempre quis pra si com quem vive "felizes para sempre" até hoje.

LOIRO CONCLUSÕES INCONCLUSIVAS:

                                                                                                           
a)Ficar lelé da cuca teria desconectado certos cabos usb que alteraram grotescamente a visão do ser feliz para ele?
b)Ficar lelé da cuca fez Arnaldo achar que conseguiu congelar o momento feliz mutante ritalístico de sua vida?
c)Ficar lelé da cuca fez ele não ligar mais pra isso de buscar a felicidade para congelamento e de verdade ser feliz simplesmente sendo?



Depois veio o Simonal, ser de quem eu não era fã musicalmente falando até ver o doc.



Simonal era um cara simples, filho de lavadeira, sem acesso àquela formação básica cultural que todo ser vivo merecia e quase nenhum tem, com uma pegada fenomenal. Pegadaça irresistível o cara com o microfone na mão, cacei as músicas imeediatamente após o final do filme, ainda antes de parar de chorar.
Revelação bizarra e desenecessária: Dependendo do nível de emocionamento cinematográfico persisto chorando algum tempo após o término do filme.
Enfim Simonal canta e encanta durante aqueles anos festivalísticos, era o verdadeiro Negão Foda num país onde tudo era unânimidade. Ele não estava estruturado emocionalmente para tudo aquilo, gastava pra cacete, e disparava perdigotos de arrogância para quem botasse a cara disponível. O filme indica que ele gastou toda a bala e imaginou que foi roubado pelo contador. Subiu nas tamancas da desprezível idiotice que podia acessar devido ao tremendo sucesso e mandou darem um pau no contador. Uma infinidade de coincidências (ou não) aconteceram para que o fato do sumiço do homem e o motivo, local onde e de quem ele apanhou viessem à tona na imprensa ( o pau foi no DOPS e pelos caras do DOPS ).
Somente isso já foderia o Simonal, mas ele foi mais ingênuo(?) despreparado e principalmente escroto ao declarar segundo o compositor Paulo Vanzolini, que era, de fato, "dedo duro" do regime militar,ele "se gabava de ser dedo-duro da ditadura, na frente de muitos amigos, ele dizia' eu entreguei muita gente boa'", 
Apesar de tudo, Chico Anysio no filme diz - pergunte se ele (o Vanzolini) conhece alguém que tenha sido dedurado pelo Simonal - alguém, filho de alguém, parente de alguém...". 
Assim como Lóki, o que interessa não é jogar a merda no elevador mas falar do homem.O papa do suingue foi condenado pelo juíz  pelo sequestro e, em 1972, condenado a uma pena de cinco anos e quatro meses, que cumpriu em liberdade. Simonal, o homem, também foi condenado para sempre principalmente pela opinião pública e pela imprensa, num país que vivia a unânimidade. 
Passou o resto da vida - quase 30 anos - ou metade da vida de 62 aniversários tentando provar o contrário, amargando a merda q fez - ou não, deprimido, bêbado e principalmente subaproveitado no seu dom de encantar unanimemente as pessoas.
LOIRO CONCLUSÕES INCONCLUSIVAS
a) Se não houvesse unanimidade, haveria espaço para ele se defender?
b) Se ele pudesse se defender, ele seria perdoável pela opinião pública?
c) Não seria melhor ele desistir dessa porra de sucesso, virar bancário e tocar a vida?
d) Ele tb queria recuperar a fase de felicidade e congelar?
e) Não teria sido ele mesmo quem se condenou à prisão perpétua ao dedicar sua vida a amargar a pedra lançada que não volta atrás?






 Muitos filmes mudaram a minha vida, esses dois ainda não, porque?
R: Porque ainda não entendi o que fazer com a informação que recebi por meio deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário